level

domingo, 22 de janeiro de 2012

Dicas para Preparar as Plantas Medicinais

Dicas para preparar as Plantas Medicinais
Plantas Medicinais Como Preparar


Infusão:
Jogar a parte utilizada, geralmente folhas e flores, sobre água fervente, abafar e deixar por uns 10 a 15 minutos.
Xarope:
Cozinhar a erva, coar e levar ao fogo com açúcar até dar o ponto. Outro modo de preparo é colocar 20 colheres de sopa de açúcar em 250 ml de água, ferver e deixar atingir o ponto desejado.Depois deve-se juntar o sumo da planta e misturar bem.
Decoção: Cozimento da planta durante determinado tempo. Deixar cozinhar entre 5 e 10 minutos as flores, folhas e partes moles.Se forem utilizadas as cascas, a raiz ou talos, cozinhar por 10 a 30 minutos.
Maceração:
Colocar a erva em água fria, de molho, por um período de 10 a 24 horas. Agitar a mistura de hora em hora.Coar antes de usar.
Cataplasmas:
São de uso local e têm efeito dedativo.Pode-se usar erva fresca, moída ou ralada, em forma de papa com farinha de trigo.Em seguida a massa é envolvida em pano limpo e fino e colocado sobre o local desejado.
Compressas:
São feitas da mesma maneira que os cataplasmas, mas sem usar a farinha de trigo.
Gargarejos:
Preparar o chá das ervas medicinais por decoção.
Inalações:
Colocar as ervas para ferver e inspirar o vapor.
Banhos:
Para cada litro de água, cozinhar 50 gramas da planta, coar e despejar o líquido junto à agua do banho.

Pós:
Este é um modo bom e prático de guardar as plantas e suas propriedades curativas por um tempo maior.É interessante refazer os pós, trocá-los por outros mais frescos a cada 6 meses.
Material necessário
Vasilhas pequenas de vidro ou de louça, devidamente esterilizados
Cascas, caules ou folhas secas
Liquidificador, máquina de moer ou pilão de cobre esterilizado e bem seco

Como proceder:

Moa bem a erva, rotule a embalagem
Guarde em local seco e fresco, use quando necessário.

Tinturas:
Usar um copo cheio da planta para 1/3 de copo de álcool de cereais.Deixar a mistura descansar por 10 dias. Coar e colocar num recipiente. No momento de usar, diluir uma parte da tintura para 20 partes de água.
Tintura-mãe:
A partir da maceração, é possível fazer tinturas-mãe de quase todas as ervas. O mais importante é mantê-las em vidro ambar ou armários escuros. A tintura-mãe contém as propriedades das ervas sintetizadas, por isso duram muitos anos.
Para prepará-las, basta misturar três partes de erva com sete de álcool de cereais ou ainda seis partes do veículo (álcool de cereais) e uma de água destilada.Para se fazer a tintura, primeiramente é preciso socar a erva.Em seguida, acrescentar o veículo na proporção descrita acima.Depois deve-se vedar solução e colocá-la em local escuro.Filtrar após 20 dias.
Não esqueça que você fez uma tintura-mãe, super concentrada, para usá-la você deverá diluí-la.Pode usar uma parte desta tintura diluída em 20 partes de água.

Como secar as plantas medicinais

Ervas devem ser secas em locais ventilados, à sombra ou ao sol da manhã, ou até mesmo na chapa de um fogão à lenha.
Doses:
A dose diária para os chás é de 20 gramas de erva para cada litro de água, ou seja, uma colher de sopa para cada xícara de chá.É bom saber também que uma colher de café, equivale a 4 gramas de raizes secas e 2 gramas de folhas verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Google+ Badge

Postagens populares

Receba as novidades por email

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"