level

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Doencas nas Plantas do Jardim


Como evitar doenças de plantas no jardim



Doenças de plantas...O que são?

Doenças de plantas são distúrbios da planta causados por um determinado agente. O ramo da agronomia que estuda as doenças das plantas é a fitopatologia.

O que causa as doençasnas plantas?

As doenças de plantas podem ser causadas por diversos tipos de microrganismos: fungos, bactérias, vírus, entre outros. A maioria das doenças de plantas é causada por fungos.

O que pode parecer óbvio para uns, para outros é uma novidade: Doenças de plantas nunca poderão causar doenças em animais, e vice-versa. O que pode causar problemas são as toxinas geradas pela ocorrência da doença na planta, podendo intoxicar os seres humanos.

O que são Fungos?

São muitos os tipos de fungos existentes. O cogumelo, por exemplo, é uma parte de um fungo, chamada de corpo de frutificação. Tente imaginar os fungos como vários fios finos, chamados de “hifas”, que penetram nos tecidos da planta, sugando água e nutrientes da planta. Um aspecto básico dos fungos é que sua reprodução é geralmente favorecida pela presença de água, seja da chuva, da irrigação, do orvalho, ou mesmo da umidade do ar.

Doenças no jardim
Preciso saber qual é a doença no meu jardim?

Em geral, não. Não há necessidade de sabermos qual é o fungo que está atacando determinada planta, já que os meios de controle não são específicos.

Como a doença surge no jardim?

São vários os meios de uma doença se espalhar pelas plantas do seu jardim, mas é possível evita-las. As causas mais prováveis estão listadas a seguir:

1. Excesso de água na rega. Regas sem controle favorecem o aparecimento dos fungos, principalmente na base de algumas plantas.
2. O solo não drena bem as águas. Solos compactados, muito argilosos, ou com uma mistura desfavorável de argila e areia podem se tornar quase impermeáveis, acumulando água na base da planta.
3. A região tem problemas com a doença. Um bom exemplo, é o mamão, que sempre que plantado na região sudeste pegará um vírus, chamado de mosaico do mamoeiro.
4. A planta pode ser suscetível à doença. Determinadas plantas possuem maior tendência a sofrer ataques de doenças.
5. A planta pode estar estressada demais. Deixar a planta em condições inadequadas a ela, a torna uma planta estressada. Ao cultivarmos uma planta de pleno sol em ambiente sombreado, há tendência de aparecimento de doenças causadas por fungos.
6. Pode estar faltando nutrientes à planta. A falta de nutrientes causa enfraquecimento das plantas, tornando-as mais predispostas a contrair doenças.
7. Pode haver insetos, ou mesmo animais, que estejam transmitindo a doença a essas plantas. Os pulgões, por exemplo, podem transmitir alguns vírus às plantas.

Medidas de controle das doenças:

Para evitar que seu jardim fique infestado de doenças, alguns são os cuidados que devemos tomar:

1. Reguem o jardim na quantidade recomendada para a planta em questão. Nem regue nem muito mais, nem muito menos. Ao observar fungos na planta, reduza as regas.
2. Elimine as plantas e ramos doentes. Não adianta, as folhas ou galhos que já foram atingidos não serão mais recuperados. Para evitar que a doença se espalhe ainda mais, corte os galhos e folhas doentes, ou arranque as plantas atingidas.
3. Caso esteja empoçando água freqüentemente nos arredores da planta, procure quebrar os torrões da superfície, adicionar matéria orgânica ao solo, não jogar jatos fortes de água no solo, manter o solo coberto com folhas, pedriscos, ou outros materiais.
4. Adube corretamente as plantas, com o suprimento total de nutrientes, a planta consegue se defender melhor de ataques de doenças.
5. Deixe a planta na luminosidade mais adequada, evitando condições estressantes à mesma, o que favoreceria o aparecimento de doenças.
6. Evite a permanência de pulgões em seu jardim, controle-os com pulverização de caldo de fumo.
7. Utilize plantas que não são facilmente atingidas por doenças na sua região. Plantas de clima quente, quando plantadas em clima frio, podem contrair mais doenças.

Caso a planta continue com a doença, elimine-a do seu jardim. Não adianta insistir na mesma planta, algumas não podem ser plantadas nas condições do seu jardim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também


Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"